ITAGIBÁ EM FOCO: Coach explica benefícios e como funciona treinamento com 'aprendizagem experiencial'

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Coach explica benefícios e como funciona treinamento com 'aprendizagem experiencial'


Aliar teoria e prática, por meio de dinâmicas, para incentivar equipes e ampliar os resultados de uma empresa. Esse é o objetivo da “aprendizagem experiencial” – método que contará com um curso com certificação internacional em Salvador, entre os dias 5 e 9 de setembro (leia mais aqui). Responsável por trazer a experiência para solo baiano, o coach Bruno Simoni explica os benefícios que a prática pode trazer para empresas, equipes e até mesmo melhorias pessoais. Para exemplificar, Simoni usa o treinamento que realizou neste fim de semana em Itabuna, no sul da Bahia, para uma equipe que atua no setor de telecomunicações: ele pediu que as pessoas segurassem uma “ponte de cordas” para que as outras atravessassem – às vezes vendadas. “O tema era ‘mudança’, porque eles estão passando por uma transição na empresa. Então a ponte de cordas simbolizou isso: uma coisa nova, que eles não conheciam, mas que construíram juntos, apoiando cada pessoa durante o percurso, para chegarem juntos ao outro lado”, aponta o coach. “É uma dinâmica para vencer o medo. Uma das participantes estava receosa e disse que não participaria. Eu perguntei: ‘Você não confia na sua equipe?’. Na mesma hora ela se empoderou, até a postura dela mudou e ela respondeu que confiava. Ela já puxou a venda e foi”, relembra. Até o dono da empresa decidiu passar vendado pelas cordas. Logo depois, eles sentaram e discutiram o que aquela experiência significava para cada um e como ela podia ser levada para o dia-a-dia daquele grupo.


Em um outro encontro, realizado em Salvador com concorrentes do mesmo setor, o foco foi outro: a partir da mesma dinâmica, o coach pode mostrar como mesmo disputando mercado, os estabelecimentos podiam crescer juntos. “No momento em que nos sentamos para discutir, um dos empresários disse: ‘A maior riqueza foi que nós pudemos perceber que não somos concorrentes, nós representamos a empresa, e só deu certo porque agimos como uma equipe só, e é isso que precisamos fazer no mercado’”, lembra Simoni. Luiz Fernando Dandas, executivo da Claro que contratou Simoni, disse que já consegue ver o impacto positivo da experiência. “O Bruno tem uma história muito interessante de mudanças e tem essa energia positiva, essa coisa lúdica. O treinamento trabalhou a questão de valores, confiança, honestidade, transparência, porque cria um ambiente que foge do cotidiano, mas trata muito do propósito de cada um”, avaliou. Para Dantas, a experiência mostrou que os funcionários e empresários que “não há como garantir o sucesso se não mudarem algumas atitudes”. “É um pouco da tese de São Tomé: se não vê, não acredita. Mas eles notam que o crescimento deles gera resultados. Eu colho resultados sólidos, crescentes, fruto de atitudes. A tecnologia vai ajudar e muito na produção em escala, mas a criatividade, o valor, o cara acordar sabendo que tem uma missão [é fundamental]”, concluiu. Dantas ainda frisou que a aprendizagem experiencial permite um retorno para o próprio gestor, como críticas e sugestões. No seu caso, o retorno foi positivo: “O grupo identificou algumas oportunidades. Inclusive tem uma situação que estávamos conduzindo de uma forma e, na dinâmica, descobrimos que tinha outro muito mais fácil”.

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