A fórmula de alguns programas de namoro na TV já ficou bem conhecida: um
grupo de solteiros e desimpedidos viaja para uma ilha paradisíaca, onde
participa de competições e passa por vários testes para definir, no
final do programa, quem será o (a) escolhido (a). A novidade? Agora os
participantes estão nus.Esse é o conceito de Dating Naked (“Paquerando Pelado”, em tradução
livre), o novo reality show do canal VH1, distribuído na TV a cabo
americana.O Discovery Channel foi o canal primeiro a tentar a sorte com um
programa do gênero, Naked and Afraid (“Pelado e com medo”, em tradução
livre), que estreou um ano atrás. No programa, dois competidores do sexo
oposto devem sobreviver como vieram ao mundo em um local remoto por 21
dias em condições difíceis.A transmissão do primeiro episódio, em junho de 2013, conseguiu
atrair mais de 4 milhões de espectadores – a melhor audiência de estreia
do Discovery em vários anos. Agora o programa é um dos mais vistos no
disputado horário de domingo à noite.Além de Dating Naked, recentemente se juntaram à programação de
televisão nos Estados Unidos os programas Buying Naked (“Comprando
Pelado”) e Naked Vegas (“Pelado em Las Vegas”).No primeiro, corretores de imóveis tentam vender casas para
potenciais compradores em uma comunidade nudista na Flórida. Já Naked
Vegas, no canal SyFy, mostra as aventuras da proprietária de uma loja de
pintura corporal em Las Vegas, apelidada de “Cidade do Pecado”. Apesar dos nomes sugestivos, esses programas não mostram muito na
nudez dos protagonistas – as partes íntimas aparecem pixelizadas ou
estrategicamente cobertas por mobiliário ou decoração. Os
telespectadores precisam usar a imaginação. Os produtores de Dating Naked consideram o programa “um experimento
social” para ver como dois estranhos se comportam sem roupa. Já os
realizadores de Naked and Afraid insistem que a nudez não é o principal
elemento da trama, mas sim a habilidade dos participantes em sobreviver
em um ambiente hostil. No caso de Buying Naked, o canal TLC aponta que o programa tem como
objetivo mostrar a realidade dos amantes do naturismo, com a qual o
público não está familiarizado. Porém, os críticos de TV enxergam os
programas de maneira diferente. Muitos argumentam que, duas décadas após a estreia do primeiro
reality show na TV, é difícil surpreender o público. Apresentar
competidores pelados é como os programas tentam se diferenciar da
concorrência.
“Assim como acontece com os demais programas, os reality shows são
cíclicos”, afirma Oriana Schwindt, editora da revista americana TV Guide
Magazine.
“Por um tempo, todos faziam competições culinárias, até que a
audiência começou a declinar. Teve também uma época em que estavam na
moda competições de canto. Ultimamente notamos que elas também já não
são tão bem sucedidas”, disse Schwindt à BBC.
“Os canais precisam se diferenciar da concorrência e competições com
pessoas nuas é uma maneira de fazer isso. Além do quê, esses programas
têm custo de produção relativamente baixo, portanto, são muito atraentes
para as emissoras.”
Segundo Schwindt, os produtores desses reality shows “não têm
problema em admitir que o formato é destinado a elevar a audiência,
mesmo que estejam chegando aos limites”.
Fusão de formatos
Dominic Patten, editor de TV da publicação especializada Dateline
Hollywood, observa um outro fenômeno na tentativa dos canais de cabo de
reinventar o formato dos reality show.
“No caso de Dating Naked, por exemplo, estão se fundindo dois
formatos: um clássico, que é o namoro na TV, com um novo, que são os
participantes pelados”, disse Patten.
“De qualquer forma, a nudez tem sido parte de reality shows desde o
início. Concorrentes são frequentemente exibidos sem roupa em todas as
oportunidades.”
O jornalista não está convencido de que a moda dos pelados vá durar
muito tempo, porque “uma vez que os telespectadores se acostumarem,
perde o fator novidade”.
Já Oriana Schwindt acredita que enquanto o público continuar
assistindo, as emissoras continuarão a apostar na nudez. Mas ela
acredita que existem limites.
“Eu não acho que veremos em breve uma versão de Dança dos Famosos em que os competidores apareçam nus”, brinca Schwindt.
“Muitas pessoas não querem vê-lo e vai ser difícil implementar, não é?”