ITAGIBÁ EM FOCO: CONHEÇA ITAGIBÁ

CONHEÇA ITAGIBÁ



BANDEIRA 




Inicialmente habitada por índios e desbravada pelo Sr. Martins Ribeiro, em 1927, Distampina (assim chamada por ser um lugar aberto e destampado), pertenceu sucessivamente a Boa Nova, Itacaré e Ubaitaba e novamente Boa Nova.

ANTIGA ENTRADA DA CIDADE

Distampina apesar de ter sido uma vila pacata, era morada de cangaceiros, mas com a revolução de 1930, os cangaceiros foram desarmados, pondo fim ao cangaço.


Como Distrito de Boa Nova, pertenceu durante 12 anos, com o nome de Distampina, até que, em 1947, o então prefeito interventor Odorico Silveira, mudou o nome de Distampina para Itagibá, que na língua tupi-guarani significa Pedra forte, ou seja, Pedra dura.


ANTIGA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS ( PRAÇA DO BANCO DO BRASIL )





PRAÇA DUQUE DE CAXIAS HOJE EM DIA  ( PRAÇA DO BANCO DO BRASIL )

Com a mudança de nome, Itagibá começou a crescer e com o crescimento o desejo natural de sua autonomia política. Sob a liderança de Hélio Vaz de Quadros, José Carlos de Almeida, Juvenal Almeida Sampaio, Dermival Luiza Santos, Mário J. Alves, Osmar Costa Almeida. Foi encaminhado um memorial abaixo assinado aos deputados: Josapha Marinho, Osvaldo Pinto de Carvalho e Osias Maron, pedindo a emancipação de Itagibá.


Políticos locais influentes como Hélio Vaz de Quadros, Clovis Marrocos de Moraes e Walter Lomanto que eram vereadores desse Distrito, representados em Boa Nova, encaminharam o Projeto de Emancipação para a câmara de vereadores daquele município, onde foi aprovado por maioria de votos e sancionada pelo prefeito Landualdo Magalhães Silveira.


Aprovado o Projeto pela Câmara de Vereadores de Boa Nova, foi encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, sendo apresentado e defendido pelo Deputado Lomanto Júnior. Finalmente, em 14 de agosto de 1958, por força da Lei Estadual nº 1.020, sancionada e promulgada pelo então Governador do Estado da Bahia, Antônio Balbino. Itagibá atingiu assim sua Emancipação política, tornando realidade o desejo do povo itagibense. Assim, em 12 de abril de 1959, instala-se o 1º Governo Municipal de Itagibá, tendo como prefeito eleito pelo povo, o Profº José Fernandes, aos 26 anos de idade.


Como pioneiros em suas respectivas profissões, destacaram no passado: Hélio Quadros 1º Armazém de Cacau e 1º Industriário, Noé Bonfim, 1º médico; Noêmia Bonfim, 1ª professora formada; Licurgo Meira de Brito Lobo, 1º professor leigo da zona urbana; Célia Carvalho Almeida, 1ª professora leiga da zona urbana; Timóteo Marcolino da Silva, 1º professor leigo da zona rural; Jocelísia de Almeida Fernandes, 2ª professora formada. O 1º padre que serviu a comunidade foi o Pe. Fileto e o 1º da paróquia foi o Pe. Emanuel Ranchella Passionista. A srª Adilina Maria de Jesus (Mãe Dilina) foi a 1ª parteira do município.


Em 16 de julho de 1967, foi criada a Comarca de 1ª Entrância de Itagibá, sendo o Dr. Almir Augusto Vieira, seu 1º Juiz de Direito; Cibele Almeida, 1ª Promotora de Justiça; Hilda de Sá Philadelpho, 1ª Advogada.


Em 14 de agosto de 1996, a Comarca de Itagibá foi elevada para 2ª Entrância, graças aos esforços do juiz de direito Dr. Wolney de Azevedo Perrucho Júnior e dos políticos locais, com destaque para Dr. Aurélio Quadros, mais conhecido como Léo Quadros, prefeito na época.



Na década de 1940 Ulisses Coelho Lima foi um dos mais destacados fazendeiro de Destampina e em passado mais recente, na década de 1960 os destaques eram Eliezer Coelho Lima, José Dantas Tavares e Hugo Santos Sampaio. Atualmente, em 2007, a atividade da pecuária mais significativa esta sendo exercida por empresas como Eao, Ebisa e Paes Mendonça.


Geografia

Sua população, conforme o IBGE, em 2014 é de 15.831 habitantes.

Significado do Nome
Na língua tupi-guarani significa Pedra forte, ou seja, Pedra dura. 
Aniversário da Cidade:
14 de Agosto 
Gentílico:
itagibense


Clima:

Tropical quente e úmido, com índice pluviométrico em média de 1.100mm ano e umidade relativa do ar 70% a 85%. 
 MAPA DE ITAGIBÁ

O seu principal rio é o rio do Peixe. Um rio eminentemente municipal, nascendo próximo ao povoada de Acaraci, na Serra de Jaquatirama, neste município, à sudoeste do município de Itagibá, vindo a atravessá-la e seguindo enfim o seu curso até a foz no Rio das Contas.

Imagem de satélite 



Existe um desejo da população de mudar o nome do rio para rio Itajibá, por se tratar de um rio municipal e o nome atual rio do Peixe, ser o nome de dezenas de rios em todo o Brasil.



O município de Itagibá não dispõe de tratamento de esgotos, sendo todos os efluentes líquidos lançados diretamente no rio do Peixe, gerando a poluição de suas águas, afetando toda a população à jusante do município.

                                 Limites








_____________________________________


IITAGIBÁ PASSUI UMA TRANSMISSORA DE RADIO QUE FUNCIONA NA FREQÜÊNCIA 104,9

Lazer e Esportes


 ESTÁDIO JOSÉ FONTOURA - O FONTOURÃO

O futebol é o principal esporte e lazer com destaque no ano de 2003 que a seleção ficou entre as quatro melhores do estado no campeonato intermunicipal. O futebol amador tem sido incentivado pelo governo municipal e pelos comerciantes do município.

 O FONTOURÃO EM DIA DE JOGO 



O FONTOURÃO POSSUI UM DOS MELHORES GRAMADOS DO INTERIOR



 GINÁSIO DE ESPORTES, CESAR BORGES 


 
PARQUE DO VAQUEIRO - MANUEL FONSECA

As Cavalgadas, praticadas com frequência, reúnem grupos de dezenas de cavaleiros e damas para longas jornadas. 

 PARQUE DO VAQUEIRO - MANUEL FONSECA

A Vaquejada é outra competição, muito atrelada à cultura rural do município, enquanto a festa de São João é a mais esperada e desejada pelos cidadãos itagibenses. 


SÃO JOÃO ITAGIBÁ - UM DOS MAIS TRADICIONAIS DO BRASIL

 Níquel 


A partir do ano 2008 foi implantado o mais novo polo de exploração de minério de níquel do Brasil, o maior do nordeste brasileiro, com beneficiamento no próprio município. O início das operações aconteceu no ano de 2009.


                BARRAGEM DE REGEITOS


Itagibá passou a fazer parte dos municípios brasileiros produtores de minérios que se beneficiam da arrecadação de "royalties", recebendo parte da CFEM, sendo a previsão inicial de sete milhões de reais por ano, durante estimados 20 (vinte) anos.

NOVO NOME 

VISÃO  E ESTRATÉGIA


A Atlantic Nickel atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de níquel. A empresa integra a Appian Capital Advisory, grupo britânico com presença na América do Sul (Brasil), América do Norte (Canadá) e África (Burkina Faso e Tanzânia).

Em 2018, foram identificadas oportunidades de otimização que ajudarão a reduzir o custo da operação e gerar de fluxo de caixa atraente a preços conservadores do níquel. A possibilidade de estender o tempo de vida útil da mina é uma realidade cada vez mais próxima após a realização de campanha de sondagens na Mina Santa Rita e outras áreas de exploração vizinhas.


Nosso compromisso é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente, para produzir concentrado de níquel de alta qualidade. A Atlantic Nickel investe em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território com a aplicação de ações e normas ligadas à saúde, segurança, gestão ambiental e social. Somos uma empresa que se renova com responsabilidade, trazendo melhorias para a população local e estímulos econômicos para a região.


ABORDAGEM DIFERENCIADA


Trabalhando em conjunto com os profissionais da Appian Capital Advisory, a equipe da Atlantic Nickel apresenta uma abordagem diferenciada de todo o projeto da Mina Santa Rita, identificando os principais riscos operacionais e oportunidades de crescimento da empresa. 



NOSSA OPERAÇÃO




A Mina Santa Rita está localizada em Itagibá (BA) e consiste em uma operação a céu aberto, simples e de baixo custo. O minério lavrado alimenta uma planta de beneficiamento localizada a 140 km do Porto de Ilhéus (BA), onde a produção é mundialmente exportada.

A expectativa atual de vida da mina é de aproximadamente 10 anos, tendo como base os atuais depósitos de minério. Esta reserva poderá ser estendida por mais 20 anos após a conclusão dos atuais trabalhos de sondagem que estão sendo realizados pela mineradora.

INFORMAÇÕES GERAIS

Tel: +55 (73) 3313-1323

E-mail:
comunicacao@atlanticnickel.com

MINA SANTA RITA
Atlantic Nickel
Fazenda Santa Rita, s/nº| 45585-000
Itagibá | Bahia | Brasil



 ATUAL PREFEITO MARCOS BARRETO E O VICE HÉLIO QUADROS NETO RESPECTIVAMENTE 



Vereadores : 2012/2016

 JOELSON - PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAGIBÁ
Votação: 384 Votos,

Partido Progressista - PP

 Aleandro, vereador, eleito com 461 Votos,
pelo Partido Social Democrático  - PSD

 Antonio da cerâmica, vereador eleito com 388 Votos 
pelo Partido dos Trabalhadores - PT 

 Inho baiano, se destacou por ter sido jogador de futebol 
profissional, tende defendido o esporte clube Bahia, vereador 
eleito com 340 Votos pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB

 José Soares, vereador eleito com 317 Votos pelo
Partido Trabalhista Cristão - PTC

 Astrogildo, mas conhecido como ( Tó ), vereador 
eleito com 293 Votos pelo Partido da República - PR


 Milton nascimento, vereador eleito com 291 Votos, pelo
Partido Social Cristão - PSC

 Erinho, vereador eleito com 284 Votos pelo
Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB


GESTÃO ATUAL 2017/2020

Atual prefeito: Gilson Fonseca

Atual vice prefeito: Nego de Japumirim 


Vereadores : Legislativo atual 
               
Joelson : presidente da câmara


Manoel da Ambulância    


Dr. Junior Fonseca é  também Advogado 

Adriana de Junior

Bidu

Saulo ' O carteiro'


Clegivaldo Félix: Cleginho da água


Roberto de Bia

Erotildes

INHO BAIANO
Aleandro



Secretariado: Gestão - Gilson Fonseca

Lucas Cerqueira: Séc, de Infraestrutura

Jairo César: Controle Interno

Roberta Santana: Séc, de Saúde

Patrícia Miranda: Séc, de Educação

Hélio Neto: Séc, de Agricultura

Ana Carolina Fonseca: Séc, de Assistência
Social.

Valdisio: Séc, de Administração


Secretários : Gestão Marcos Barreto

 Secretário de Infraestrutura e Obras – Fabiano Miranda Sampaio, 
38 anos, Casado, Técnico Agrônomo


  Secretário de Esporte e Lazer – Rodrigo Miranda, 25 anos,
 Casado, Graduado em educação Física pela UESC
 Secretária de Ação Social e primeira dama do município – Rosebete Alves Barreto, 
36 anos, Casada, Graduada em Pedagogia pela FACE
Secretário de Meio Ambiente – Cosme Nunes, Casado, 
Advogado Ambientalista

 Secretário de Agricultura e Desenvolvimentos Social – Ivonildo Peixoto Miranda, 
46 anos, Casado, Técnico agrícola

Secretária de Administração – Marilu Neiva Lira, 39 anos, Casada,
 Técnica em contabilidade
 

Secretário de Governo – João de Jesus Aragão, 47 anos, Casado,
 Servidor público municipal, Presidente da Câmara entre 2002 e 2004

Secretária de Educação e Cultura – Elinéia Nascimento, 33 anos,
 Casada, Graduada em Letras pela UNEB, Especialista em Língua Portuguesa pela UESB
Secretário de Controle Interno - Rondinelle Pereira Santos Ribeiro, 31 anos, Casado, 
Economista, Pós Graduando em Controladoria e Finanças e Técnico em Contabilidade


 Secretário de Transportes – Bartolomeu Vitena Passos Júnior, 32 anos, Casado, Ex-vereador,
 Graduando em Administração, Tecnólogo em Segurança do Trabalho
Secretário de Saúde – Albano Brum Novaes Filho, 30 anos, Casado, Administrador Hospitalar

_________________________________________

Exs. prefeitos de Itagibá 

Dr. Gilson Manoel Fonseca, é medico e foi prefeito por quatro mandatos 

 Aurélio Vaz de Quadros, é fundador da IESI, Instituto
Educacional Salvador Itagibá, e foi prefeito por dois mandatos.

Professor, José Fernandes, foi o 1º prefeito de Itagibá


 Arte 

Waldomiro de Deus, famoso pintor itagibense


Waldomiro de Deus nascido em Itagibá, Bahia, em 12 de junho de 1944 ) é um reconhecido pintor primitivista brasileiro que já expôs suas pinturas em diversos países como França, Itália e Israel. Foi premiado em 1983 com a Awarding the Statue of Victory pelo Centro Studi e Ricerche Delle Nazioni1 e em 2000 teve uma sala própria na Quinta Bienal Naifs do Brasil . O artista reside em São Paulo capital, no bairro de Pinheiros.
Aos 12 anos,fugiu da pequena Itagibá, no sul da Bahia,e começou a percorrer o Brasil. Inicialmente, passou pelo interior de Minas, onde chegou a dormir em grandes pedras no meio de um rio."Também carreguei malas na estação e dormi sobre fornos de uma padaria". Foi como carona de um pau-de-arara que ele chegou a São Paulo."Era 1958.Vivi como menino de rua, dormindo em bancos de praça até que um sargento da guarda civil me levou para a casa dele em Osasco",conta o pintor.O policial também lhe deu uma caixa de engraxate,com a qual começou a trabalhar.


Waldomiro também lembra qual foi sua primeira obra de arte: uma escultura de barro em que mostrava uma santa em trajes modernos."Quando a coloquei numa loja da cidade, o dono queria me bater. Achou uma falta de respeito com a Igreja e só se acalmou quando a tirei de lá.Depois desse episódio, decidiu conhecer outras terras. Viajou por Catanduva e Presidente Vanceslau. Mas retornou a Osasco, já com 17 anos, onde conseguiu emprego como jardineiro. "No fundo da casa, encontrei tintas, pincéis e cartolina.
Comecei a pintar de noite e a dormir durante o serviço", conta.Foi demitido, mas até hoje lembra da primeira imagem que criou: um enterro."Pinte muito nessa fase. Lembrava do interior da Bahia e retratava festas populares, histórias sobre mula-sem-cabeça e lobisomens." Desempregado,pegou umas 30 cartolinas que havia desenhado e foi para o Viaduto do Chá. Colocou tudo no chão e conseguiu vender duas delas para um americano, obtendo dinheiro suficiente para alugar um quarto para dormir. Começou assim uma carreira como pintor que decolou de fato quando encontrou o que ele chama de "primeiro anjo da minha vida": o Marquês Terry Della Stuffa."Ele me deu roupas, espaço para pintar e tintas a óleo", diz.Waldomiro de Deus passou então a conviver com coquetéis da alta sociedade paulista, conhecendo a família Matarazzo e o crítico Pietro M. Bardi. "Encontrei assim o meu segundo anjo: o físico e crítico de arte Mário Schemberg. Ele lia minhas obras como se fossem um livro", agradece o pintor.


A partir de 1966, Waldomiro viveu na Europa, expondo na França, Itália, Bélgica e Holanda. Conheceu ainda celebridades, como Salvador Dali. "Ele me deu um beijo surrealista,com aqueles bigodes que pareciam duas antenonas". De volta ao Brasil,em 1975,o pintor mora em São Paulo e tem atelier também em Goiânia. 

  Waldomiro de Deus Flores e Pássaros

Casado, com seis filhos, pintou mais de 2000 obras sobre folclore, céu, inferno, planetas e situações do cotidiano, espalhadas por colecionadores e museus de todo o mundo. "Posso viajar muito, mas sinto saudade das minhas origens", diz, lembrando que o começo de sua pintura está ligado às coisas simples do interior.Nos anos 60, já vivendo de sua arte, Waldomiro de Deus morava num pequeno cômodo na Rua Augusta. "Adorava aquelas lojas de roupas bonitas. Um dia, conta o pintor, vi uma minissaia numa vitrine. Não sabia o que era. Experimentei e vi que era para mulher. A dona da loja me desafiou.

 Waldomiro de Deus (1944) “Peixes”

 Disse que me pagava se eu saísse com ela no meio da rua. Não pensei duas vezes. Me xingavam de tudo quanto era nome feio". Esse tipo de atitude desafiadora lhe deu notoriedade na imprensa da época. "Pintei Nossa Senhora de minissaia com cinta-liga e botas", lembra. Seu nome virou assim sinônimo de polêmica, seguindo, neste quesito, alguns dos caminhos já trilhados pelo grande artista Flávio de Carvalho.

Conheça algumas obras do artista 











Livro vida e obra do pintor Waldomiro de Deus

Itagibá homenagem ao pintor Waldomiro de deus


O reconhecido pintor itagibense Waldomiro de Deus, foi homenageado na cidade de Itagibá. A homenagem se deu por meio do lançamento do Vídeo Documentário intitulado “Waldomiro volta pra casa” que trata da vida do pintor e seu retorno à sua cidade de origem.
O documentário tem direção da cineasta Raquel Rocha, Produção do Jornalista Daniel Thame, Edição de Carlos Shintomi e Assistência de Produção do Assessor da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itagibá Hamilton Pacheco
A realização do evento aconteceu no dia 14 de Março de 2014, quando ocorreu  a exibição do vídeo na Praça Hélio Quadros, que fica localizada no Bairro 31 de Março, a partir das 20h.


HOMENAGEM DE ESTUDANTES AO PINTOR EM ITAGIBÁ


 _________________________________________

Paulo Babilônia o filho de Itagibá que faz sucesso pelo Brasil.




PAULO BABILÔNIA EM PROGRAMA DE TV


Dupla Caju e Castanha comenta em vídeo música gravada com Paulo Babilônia em seu novo projeto.




Agradeço adeus por tudo de bom que tem feito e faz por mim e também aos fãs de todo esse meu brasil/ leve esse show para sua cidade CONTATO (98) 3653 - 0891/(98)8173-5704 TIM (98)9188-8358 VIVO (98)8742-0370 OI(98)8146-9934 VM PRODUÇOES E PAULO BABIL

Click aqui, e ouça um pouco do trabalho de Paulo Bilônia 
http://palcomp3.com/paulobabilonia/

_________________________________________
                          
                           CULTURA

         TERNO DE REIS EM ITAGIBÁ

Itagibá, mantém O Grupo de Terno de Reis Estrela Guia, buscando incentivar a cultura local, realiza  apresentações culturais na sede e distritos do município, depois de quase desaparecerem das tradições da cidade, as apresentações folclóricas abrilhantaam as noites do município fazendo a alegria de quem participa.

 O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.




               
                    BUMBA MEU BOI


_____________________________________   Filhos de Itagibá que se destacam

Arlete Avelar Sampaio

Arlete Avelar Sampaio Nasceu em Itagibá, em  28 de junho de 1950 é uma política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi para Brasília em 1971. É graduada em Medicina pela Universidade de Brasília e especializou-se em Saúde Pública.
Foi Secretária de Desenvolvimento Social do governo Agnelo de 4 de janeiro de 2011 até 30 de janeiro de 2012, quando retornou à CLDF, Câmara Legislativa do Distrito Federal.


Curiosidades  

 Cachaça Itagibá 


Produção Artesanal
O processo de produção da Itagibá é realizado de forma diferenciada pela sofisticação e qualidade na fabricação artesanal de seu produto. A colheita é manual e a fabricação é feita por meio de um alambique de cobre. O processo de fermentação é natural e pode levar de 15 a 24 horas. Essa fermentação acontece a partir da cana-de-açúcar moída ou com agentes catalisadores naturais, como o farelo de trigo, o arroz, a soja ou o milho.


 O destilado da Itagibá também passa por análises laboratoriais, após o processo de destilação, para verificar teor alcoólico, acidez e cobre. Somente depois dessa etapa, a bebida é transportada para os barris de envelhecimento. Além da Reserva Especial, a marca possui outras duas classificações: Descansada (branca), que é envelhecida em barris de madeira de amendoim de três a seis meses, e a Ouro, que permanece até três anos em barris de jequitibá e bálsamos.


A Cachaça Itagibá, venceu por três  anos consecutivos o prêmio Internacional de Bruxelas e é a prova de que o empreendedorismo pode ser usado a favor do meio-ambiente. Os cuidados da Itagibá com a qualidade começam ainda na preparação do solo com adubo orgânico, sem o uso de agrotóxicos, até o controle técnico para determinar o exato momento da colheita à mão. Durante o processo de produção, a água da chuva é filtrada com carvão vegetal e cascalho e, em seguida, é aproveitada no 
momento de preparação do destilado. A partir de R$ 180. As vendas são feitas através dos telefones (71) 3270-3027 e 3028 e 3248-7042 ou via e-mail: vendas@cachacaitagiba.com.br



A EAO EMPREENDIMENTOS
 
A EAO deu início às suas atividades no ano de 1994, com a aquisição da Fazenda Baviera, em Itagibá, localizada no sul do Estado da Bahia, a 360 km da capital. Desde então, a EAO Empreendimentos Agropecuários e Obras S/A desenvolve um negócio agropecuário de forma sustentável, tecnificado e altamente competitivo. Fruto de uma equipe especializada de profissionais e da utilização de tecnologia de ponta em todas as atividades que desenvolve, a EAO tem se tornado referência no cenário do agronegócio brasileiro. 
      
                            
Sinônimo de qualidade e comprometimento, a EAO atua em diversos segmentos no ramo agropecuário, desde a criação de bovinos, equinos, cães, aves exóticas, animais silvestres, até a produção cachaça.


Ter um negócio sustentável, em harmonia com os resultados econômicos, sociais e ambientais, faz parte da filosofia da empresa, que busca continuamente a identificação e formação de profissionais comprometidos com os princípios éticos e seus respectivos valores, valores esses onde a prática da TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht) se faz fluir em todos os âmbitos.



Programas ambientais e sociais também fazem parte da filosofia da organização. Como exemplo, temos na Fazenda Baviera a recuperação de aproximadamente 40km de mata ciliar, permitindo a regeneração de muitas espécies nativas da região.



Nos programas sociais destacam-se os projetos desenvolvidos para comunidades. Educação ambiental, higiene pessoal e saúde da família são projetos de grande importância para a EAO, assim como o planejamento familiar, a coleta seletiva do lixo nas residências, campanhas de conscientização da importância da água, entre outros.



Na EAO se pode ver a atividade agropecuária sendo desenvolvida em perfeita harmonia com o meio ambiente e com o social, gerando  não só boas condições e satisfação para a equipe de trabalho, mas também um produto final de qualidade.


 Para a EAO, o crescimento é o carro chefe para criação de novos postos de trabalho e maiores oportunidades para os integrantes e colaboradores. Além disso, o investimento em treinamento e capacitação para os integrantes da empresa também faz parte da rotina nos negócios, que em suas fazendas conta com o apoio do Senar e de diversas organizações parceiras.



PUGILISTA ROGÉRIO SAPO FOI CAMPEÃO BRASILEIRO DE BOXE 


Nome.: Rogério dos Santos Pereira ( Rogério Sapo )
Idade.: 23 Anos
Kg.: 69,8
Altura.: 1.70mts
Lutas no Histórico.: 19 registradas e 33 de carreiras
Títulos.: Campeão Brasileiro;
Campeão Baiano;
Campeão Boxe Brasil;
Campeão Latino;
Organização das Lutas.: OMB – Organização Mundial de Boxe,
WBO entre outras…
Nocaute.: as 19 lutas registrada ganha por nocaute
Quanto tempo que luta boxe.: 08 anos







GOSPEL

Felipe Brito é um Itagibense de Acaraci que vem se destacando na música gospel


O projeto Felipe Britto nasceu em junho de 2016 quando houve sua primeira apresentação com a atual composição composta por seus irmãos Dinho Wesley (teclados), Heracton Neto (guitarra), Isaki (bateria), Hemerson e Wanderson na Percução e o único a não ser irmão de sangue mas em Cristo Jesus, Átila Erick no baixo.



O ministério propõe um ritmo inovador no meio gospel, o forró ainda pouco disseminado o forró vem agradando e ganhando cada vez mais simpatizantes,

Filipe Brito traz com muita unção e competência o balanço contagiante do forró gospel.




O lançamento foi no evento arraiá para Jesus realizado pelo pastor Ivon da igreja família da Graça de Dário Meira e foi marcado pelo apoio dos amigos, familiares, pessoas que sempre acreditaram no projeto e é claro com a presença mais que especial do pastor Valdemir Britto e Eliete Britto pais e entesesores do ministério Felipe Brito.




Aparti daí nasceu o desejo de gravação do primeiro cd que está saindo do forno e será lançado ainda este ano, o trabalho intitulado de # senhor meu coração te adora possui todas as músicas altorais compostas por Felipe E Dinho.



O projeto conta com o apoio da comunidade Itagibense que demonstra grande carinho pelo ministério. Felipe Britto e sua banda já tocam em vários eventos, shows e igrejas sua Última grande apresentação foi no aniversário que comemorou os 59 anos de emancipação política de Itagibá sua cidade natal, na ocasião apresentaram 3 músicas altorais inclusive a que dá título ao cd # senhor meu coração te adora.



As pessoas presentes no evento tiveram a oportunidade de conhecer esse projeto maravilhoso e promissor, a aceitação do público foi surpreendente e é considerada mais que importante para Felipe e sua banda que ficaram maravilhados com a aceitação e elogios recebidos do público inclusive vindos do ministério Sarando a Terra Ferida grupo que também participou do evento e tem reconhecimento nacional.



Quem deseja acompanhar o trabalho de Felipe nas Redes sociais é só acessar sua página no Fecebook Felipe Britto , YouTube Felipe Britto Senhor meu coração te adora e instagran Felipe Britto.



Você que queira levar o ministério Felipe Brito para sua cidade, igreja ou evento é só ligar : (73)98894-8308 ou (73)3244-6039.













ARQUEOLOGIA 


O Sítio Arqueológico Bela Vista, que fica na Serra da TV, próximo à área da empresa Mirabela, foi descoberto, dentro da Fazenda Mirabela, onde existem fragmentos da Mata Atlântica, quando começaram os trabalhos de implantação da mineradora na região. Foram encontrados mais de 667 objetos, que pertenciam aos povos que viveram na região nos períodos pré e pós-colonial. Entre os materiais encontrados estão ferramentas confeccionadas, por índios, como pedra lascada, pontas de lanças, machado e martelos. Pedaços de louça portuguesa, cerâmica, vidros, metais e telhas, utilizados por pessoas que viveram no local. Todo este material está guardado, atualmente, no Centro de Referência em Patrimônio e Pesquisa, o ACERVO em Porto Seguro. 
De acordo dom Ricardo Coelho, Analista de Comunicação da Mirabela, o material foi levado para Porto Seguro, porque o Acervo é o local mais próximo, licenciado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para este tipo de registro histórico. “É possível trazer o acervo pra Itagibá, desde que exista um local autorizado pelo Iphan, que funcione como o museu, por exemplo, para que os objetos sejam expostos, e alunos e moradores da cidade tenham acesso”, explicou.