ITAGIBÁ EM FOCO

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Convenção em Salvador oficializa Tiago Cadeirante como candidato a Deputado Estadual

 Nascido em Itagibá Tiago Silva Santos, conhecido como Tiago Cadeirante, tornou-se paraplégico aos 8 anos de idade  vítima da esquistossomose mais conhecida como cistosoma. Tiago deixou sua cidade Natal Itagibá em busca do sonho de forma-se em direito, entrando para Universidade Uni Jorge e posteriormente Estácio de Sá. Dado sua condição física de cadeirante desde cedo procurou engajar-se na luta pelos Direitos das Pessoas Com Deficiência onde é ativista militante há duas décadas com participação na criação do estatuto da Pessoa com Deficiência ( PCD ) dentre outras inúmeras ações tais como, uma denúncia ao ministério do trabalho que levou a então empresa Mirabela ( atual Atlantic Nickel ) mineradora de níquel situada em Itagibá, a pagar 300 mil reais em multa por descumprimento do artigo 93 da lei federal 8.213, a chamada Lei de Cotas.


Líder do Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência da Bahia, Tiago Cadeirante tem vasto trabalho social espalhado pela Bahia junto ao movimento, como doações de cadeira de rodas, medicamentos, equipamentos e materiais hospitalares.


Vindo do movimento social Tiago Cadeirante por várias vezes gerou polêmica ao fechar o trânsito da Avenida Paralela uma das mais importantes rodovias do Estado da Bahia onde transitam cerca de mais de 50 mil carros diariamente, em busca de regulação para uma paciente cadeirante que se encontrava em uma UPA há vários dias sem conseguir vaga para ser regulada para um hospital com estrutura para seu tratamento.


Do mesmo modo durante a pandemia Tiago Cadeirante junto a população e o movimento MILPCDS fechou o trânsito nos Barris para humanização do atendimento no gripário montado para receber infectados pela covid e que não tinham o mínimo conforto, muitos deles jogados pelo chão enfrentando sol e chuva, pós fecha o trânsito e com a chegada da imprensa que cobriu totalmente o fato, a situação foi resolvida.


Tiago Cadeirante e seu movimento além de também já terem fechado o trânsito outras vezes exemplo no comércio região muito conhecida e movimentada na capital baiana em busca de materiais negados a Idosos e Pessoas com Deficiência.


Também atuou na blitz dos cadeirantes projeto onde cadeirantes fiscalizam órgãos públicos, estabelecimentos particulares, e acessibilidade no transporte público.


Tudo isso lhe rendeu notoriedade e respeito popular o trazendo para política como candidato a Deputado estadual pelo PTB com sua candidatura sendo homologada no último dia 5 na convenção estadual do partido realizada no centro de convenções de Salvador. Tiago Cadeirante com fortes possibilidade eleição e brigar de igual para igual com grandes nomes do senário político baiano.


Vim do interior e com muita humildade e acima de tudo fé em Deus e respeito pelo povo, coloquei meu nome para apreciação do povo baiano para às eleições de 2022 certo que fiz um trabalho junto ao movimento do qual faço parte de extrema importância atuamos junto ao CEPRED órgão de Salvador que faz concessão de cadeiras de rodas e que vinha com grande filas e cadeirantes esperando por anos para receber sua cadeira, após reuniões conseguimos com que essas cadeiras fossem entregues.


Outra luta nossa foi junto ao DETRAN que não estava emitindo primeira CNH para deficientes já havia anos e  após nossa interferência alguns deficientes já conseguiram sua tão sonhada habilitação. 

Atuamos em outros vários seguimentos que se fosse inúmero ou falar levaria horas, venho para política sabedor de que Idosos, Pessoas Com Deficiência, Albinos, pessoas com câncer, pessoas em tratamento de hemodiálise e várias outras minorias precisam de voz e representatividade, sei das dificuldades que cada um passa por também passar por vários deles, não tenho interesse no poder muito menos no status de ser deputado estadual, estou nisso para trazer essa parte da sociedade junto comigo para câmara dos deputados da Bahia e para tal construir uma chapa coletiva com pessoas do bem e que fazem o bem de diferentes bairros de Salvador e do interior. Vamos fazer a Bahia de verdade inclusiva e trazer empatia para a política baiana para conosco. Disse Tiago Cadeirante.

Veja alguns projetos de Tiago Cadeirante e Sua Chapa.
  • Projeto para estabelecer auxílio financeiro ao cuidador de pessoas idosas e com deficiência que precisam de atenção e cuidados em tempo integral. 
  • Projeto que prevê 100% de maternidades acessíveis para mulheres cadeirantes. 
  • Projeto de isenção de IPI na compra de carros por motorista de aplicativo bem avaliados e com quantidade de tempo razoável.
  • Projeto monobloco sem idade que prevê concessão de cadeiras de rodas monoblocos sem limites de idade, que hoje em dia é restrito a pessoas com até 50 anos.
  • Projeto de readequação da lei de cotas obrigando empresas com mais de 20 funcionários a contratarem PCDs, ao invés dos atuais 100 colaboradores, a fim de contemplar municípios que não possuem grandes empresas.
  • Projeto visa unificar carteira de passe livre em todo o território nacional. Uma única carteira passa ser municipal, intermunicipal e interestadual.                                                                                  
Veja fotos da convenção:

Antônio Carlos Magalhães Júnior e Maria do Rosário Vianna Magalhães pais de ACM Neto.

Prefeito Bruno Reis

Mariana Magalhães esposa de ACM Neto

Ana Coelho candidata vice-governadora

Gean Prates presidente do PTB Bahia

Cacá Leão candidato ao Senado

Discurso de ACM Neto candidato a governador do Estado


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Candidatura de Tiago Cadeirante será oficializada.

 


Com fortes possibilidades de ser eleito, PTB lança Candidatura de Tiago Cadeirante a Deputado Estadual em convenção na próxima sexta feira dia 5 no Centro de Convenções de Salvador. 

Com vasto trabalho na área social por toda Bahia, o pré candidato percorreu os bairros da capital baiana e cidades do interior o que lhe trouxe ao pleito de 2022 peso político para brigar de igual para igual com grandes nomes da política baiana. 

sábado, 14 de maio de 2022

Dr. Marcus Costa e Tiago Cadeirante uma parceria que deu certo.

A parceria entre o médico Dr. Macus Costa e o movimento Independente de Luta da Pessoa Com Deficiência continua trazendo benefício a população tão carente de atendimento, com sua simpatia e carisma aliado a vontade de servir com a sua profissão o médico dermatologista trás conforto e acesso a uma das áreas mais precárias de nosso estado, a saúde.

 

terça-feira, 3 de maio de 2022

A Bahia agora tem opção ! E o nome dele é Gean Prates.

 


A Bahia agora tem opção ! E o nome dele é Gean Prates.

Vindo do interior, nascido na zona rural de um povoado chamado "Pé sujo". Venceu na vida com muito esforço, de carona em carona através do estudo. Sempre humilde e de pulso firme, Dr.Gean respeitado advogado criminalista poderá ser o próximo governador da Bahia.
Presidente do PTB Bahia e Secretário Nacional de Planejamento e estratégia do partido, Prates mostra para que veio lançando sua pré-candidatura contra velhos caciques da política baiana. 
Ao autodeclarar-se o único e verdadeiro conservador de direita, o medo parece não fazer parte do seu vocabulário. 
Sobre as bênçãos de Roberto Jefferson que é seu amigo pessoal Gean aposta em uma campanha que mostrará a verdade sobre a política do estado, levando ao eleitor principalmente os mais humildes conhecimento baseado em fatos e estatísticas desastrosas dos últimos governos. Bastante assediado pelo ex-ministro João Roma para compor a sua chapa, mostrou-se firme em proteger os os pilares partidários partidários e de seus filiados ao dizer NÃO !
Com a sua chapa ainda em formação sua pré-candidatura já dar o que falar e poderá mudar definitivamente os rumos do palácio de Ondina.

Tiago Cadeirante junto com MILPCD participam dos Jogos da Amizade em Maragogipe BA.

 



No último dia 1 de maio o Projeto Basquete Acessível realizado pelo MILPCD (Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência) foi convidado a participar de uma apresentação do esporte no evento Jogos da Amizade realizado na cidade de Maragogipe BA. 

Na ocasião o time vermelho venceu do time preto por 2 x 0 com cesta do atleta Luis Augusto que é natural da cidade. 

" Fomos muito bem recebidos a secretaria local de esportes organizou um evento fantástico que além de proporcionar e valorizar o esporte na cidade e demais municipios participantes conseguiu integram as pessoas com deficiência ao evento e ao esporte, o esporte além de proporcionar qualidade de vida e tirar muitos cadeirantes do sedentarismo serve como diversão e ajuda no equilíbrio, controle de tronco e na saúde como um todo da pessoa com deficiência, parabéns ao município de Maragogipe pela iniciativa e respeito a pessoa com deficiência." Finalizou Tiago cadeirante que participou do evento.

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Líder do Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência é nomeada presidente do PTB JOVEM BA no 5º Fórum de conservadores em Alagoinhas.


A líder do Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência e Presidente do PTB Jovem Estadual, Fabiana Borges esteve no 5° Fórum dos Conservadores realizado em Alagoinhas no último sábado, representando a mulher e a pessoa com Deficiência, Faby Borges destacou em seu discurso a importância que a mulher tem hoje no senário político, com o papel de destaque que tem a primeira dama Michele Bosonaro que trás acessibilidade e inclusão como suas bandeiras, passando pela Ministra Damares onde destacou sua forte atuação na área da pessoa com deficiência e idosos e finalmente abordou o papel da ministra Tereza Cristina que frente ao Ministério da Agricultura tem enorme destaque a nível internacional como salientou que em cada 5 pratos de comida produzidos no mundo um saí do Brasil e lembrou do recente comentário da presidente da OMC, que disse que sem a agricultura brasileira o mundo não sobreviveria. 

Neste mesmo caminho o PTB vem como a casa da mulher conservadora brasileira, dando espaço, visibilidade e respeito a mulher. 

" Nas próximas eleições mostraremos isso com a eleição dos verdadeiros patriotas conservadores cristãos petebistas" disse Faby.






 

quinta-feira, 31 de março de 2022

Oficina Solidária reforma e doa cadeiras de rodas


Um grupo de amigos, cadeirantes, residentes em diversos bairros de Salvador e de outras cidades da Bahia, criaram um coletivo denominado de Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência- MILPD.

Através desta articulação e mobilização, surgiu a Oficina Solidária com o objetivo de consertar e reformar cadeiras de rodas de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As cadeiras de rodas são reformadas por meio de doações dos integrantes do coletivo, coleta de peças e assessórios, em oficinas, ferro velho e mão de obra voluntaria.



Além de reformar e consertar as cadeiras, o movimento também promove doações dos equipamentos, principalmente para crianças e idosos.

O movimento foi criado, em 2021, pelos seguintes membros: Evanilson Souza, Domingos, Fabiana Borges, João Leite e Tiago Silva, que continuam com a responsabilidade do grupo.

João Leite e Domingos, são os responsáveis pelos consertos das cadeiras de rodas, enquanto os demais buscam os apoios e recebem as demandas das pessoas que buscam ajuda.


A oficina fica localizada na Rua Luiz Régis Pacheco, 383, bairro do Uruguai, Salvador.

Outras informações através do Instagram @milpcd.2021 ou whatsapp (71) 99988-5683



terça-feira, 29 de março de 2022

Uma em cada três crianças com deficiência é vítima de violência, aponta estudo

 


 Um em cada três crianças e adolescentes portadores de deficiência (motora, sensorial ou cognitiva) já sofreu algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. O dado faz parte de um estudo global divulgado recentemente.
 

A pesquisa, publicada no último dia 15 no periódico especializado The Lancet Child & Adolescent Health, concluiu que, em todo o mundo, 31,7% das crianças e adolescentes de 0 a 18 anos foram vítimas de violência.
 

Além disso, o trabalho aponta que o risco de uma criança ou adolescente com deficiência ser vítima de uma agressão é duas vezes maior em comparação àquelas que não possuem deficiência.
 

Os dados até então disponíveis sobre violência nesse grupo eram de um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2013, que indicou um risco 3,7 vezes maior para crianças e adolescentes com deficiência sofrerem agressões, e uma estimativa de prevalência de 26,7%.
 

Em menos de dez anos, houve, portanto, um aumento de 5% na taxa de prevalência, apesar de um risco relativo menor de sofrer violência do que o encontrado antes no relatório da OMS, por incluir mais países na amostra.
 

A pesquisa do tipo metanálise foi baseada 386 artigos publicados contendo as palavras "deficiência", "violência", "crianças" e "adolescentes" nas línguas inglesa e chinesa de agosto de 2010 a setembro de 2020. Os estudos que não possuíam dados sobre o tipo de violência sofrida ou de deficiência portadora foram excluídos.
 

Ao final, o levantamento possuía registros de 16,8 milhões de crianças e adolescentes com deficiência, de 25 países, que haviam sofrido algum tipo de violência.
 

Os pesquisadores também identificaram que as crianças com algum tipo de deficiência mental (34,4%) ou com algum impedimento cognitivo ou de aprendizado (33%) são as que mais sofrem violência, enquanto as portadoras de deficiências sensoriais (27,4%), físicas (25,6%) ou de doenças crônicas (20,5%) são relativamente menos vulneráveis.
 

Quanto aos tipos de violência mais comuns sofridos por esses indivíduos, o maior número de registros reporta violência emocional (36,2%), seguida por física (31,7%), negligência ou abandono (19,4%) e, por fim, sexual (11,3%).
 

Segundo a pesquisa, quase 4 em cada 10 crianças e adolescentes com deficiência sofrem agressão de seus colegas. O bullying (37,7%) e o cyberbullying (23,4%) são os tipos mais frequentes de violência nesse contexto.
 

Outros agressores identificados são adultos que praticam maus-tratos (26,4%) e contatos íntimos (14,4%). O artigo destaca ainda que o risco de sofrer violência física, emocional ou sexual pelos parceiros é cerca de quatro vezes maior em adolescentes com deficiência do que entre aqueles que não são portadores de necessidades especiais.
 

A estimativa de violência nesse grupo de indivíduos com algum tipo de vulnerabilidade, segundo os autores, possibilita identificar fatores que podem estar ligados ao problema e, assim, criar políticas públicas voltadas para as potenciais vítimas.
 

Para o psicólogo Denis Ferreira, professor do Centro Universitário Várzea Grande em Cuiabá e doutorando em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na última década cresceram os estudos que buscam traçar os indicadores de violência em crianças e adolescentes com deficiência e também em pessoas com essas condições na população como um todo, o que ajuda a identificar como esse grupo é hoje um dos que mais estão sujeitos a esse tipo de abuso.
 

"Por que o risco é maior nesse grupo? Essas crianças têm dificuldade de se comunicar e de serem levadas a sério por portarem alguma deficiência cognitiva, por às vezes estarem institucionalizadas e, por isso, serem consideradas mais violentas e problemáticas", diz.
 

"Uma criança que é surda e muda, por exemplo, ela não vai conseguir comunicar que sofre violência sexual, e isso é usado pelos agressores", explica.
 

Como em quase todos os indicadores de saúde, a pesquisa apontou também índices mais altos de violência em países de renda média e baixa em comparação aos países de renda mais alta.
 

"Costumo dizer que a violência não é só um tiro ou uma facada, é também a desigualdade, a falta de acesso à escola, à saúde, aos direitos. E com crianças e adolescentes com deficiência não é diferente, especialmente em um contexto em que muitos não têm sequer acesso aos espaços de educação ou de cuidado", avalia o psicólogo.
 

De acordo com um levantamento de 2020, cerca de 11,2% das crianças e adolescentes em todo o mundo possuem alguma deficiência mental, sensorial ou epilepsia grave.
 

Segundo a pediatra e responsável pelo ambulatório pediátrico de doenças crônicas e complexas do Instituto da Criança, ligado ao Hospital das Clínicas de São Paulo, Maria Lúcia Bourroul, esses índices de violência são alarmantes e expõem outro obstáculo, o olhar médico.
 

"Em nosso ambulatório são raros os relatos de violência sofridos pelos nossos pacientes. Isso significa que não existem? Não, é preciso considerar que muitas vezes para identificar uma agressão é preciso um olhar especializado do pediatra sobre como aquele adoecimento pode estar ligado a um passado de violência ou abuso", afirma.
 

Bourroul reforça ainda a importância de programas de apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência.
 

"Com frequência há uma situação de esgotamento dos pais ou dos cuidadores por causa das necessidades especiais da criança, e isso pode levar a uma negligência, que é muitas vezes também difícil de ser detectada. Essa negligência pode ser emocional, psicológica", diz.
 

Para ela, os números devem estar subnotificados, especialmente para as violências do tipo emocional. "Além do levantamento da OMS, temos hoje dados que uma em cada dez famílias tem uma pessoa portadora de deficiência. É um contingente enorme de pessoas para ser ignorado e violentado", avalia.

domingo, 27 de março de 2022

PTB Ratificou Importância do lançamento de Tiago Cadeirante a Deputado Estadual.

 


O Partido Trabalhista Brasileiro ( PTB) Ratificou  Importância do lançamento de Tiago Cadeirante a Deputado Estadual. Com uma trajetória de mais de 20 anos na militância em prol das Pessoas Com Deficiência ( PCDs) Tiago Cadeirante se tornou referência estadual na defesa dos direitos dessas pessoas e hoje faz parte do Movimento Independente de Luta da Pessoa Com Deficiência. Natural de Itagibá a 370 km da capital baiana Tiago mudou-se para capital no intuito de estudar direito e fortalecer sua militância, o que deu certo, hoje ele conta com atuações nas áreas e bandeiras que defende tais como, pessoas com deficiência, idosos, acamados, dependentes químicos, pessoas com câncer, pessoas submetidas a hemodiálise, além de defender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Tiago possui vários projetos de lei dentre os quais se destacam, 100% das maternidades adaptadas para gestantes com deficiência, isenção do IPI no transporte por aplicativos, na lei de cotas Tiago defende que as empresas que hoje são obrigadas a contratar pessoas com deficiência são aquelas com cem ou mais funcionários o que inviabiliza cidades pequenas do interior que não possuem empresas de grande porte o que as impedem de terem a lei de cotas como uma realidade, temos também a idade máxima que hoje está estabelecida em 50 anos para concessão de cadeiras de rodas monobloco pelo órgão estadual CEPRED que é responsável pela concessão, precisamos diminuir essa idade o mais rápida possível, em sua maioria a idade de 50 anos não é um impeditivo para que esses cadeirantes usem tal tipo de cadeira, defendo que somente um médico defina se o usuário está ou não apto a utilizá-las, disse Tiago Cadeirante.

Ele que se tornou paraplégico aos 8 anos de idade após contrair um verme chamado esquistossomose que lesou a sua medula, busca inserir essas pessoas a sociedade de forma efetiva e usa uma frase que já faz referência a ele que é " Inserir não é convidar para a festa, é tirar para dançar" assim Tiago defende que a pessoa com deficiência não deve somente ser tratadas como números, cotas ou sofrerem uma aceitação imposta, mas sim fizeram parte da sociedade como um todo, " pensado nisso percebi que precisamos de representantes a nível estadual e federal defendendo essas bandeiras em nosso estado na política e com o apoio do meu partido e forte resposta popular ao nosso projeto, construímos um algo inédito a nível nacional que é o projeto, A sua campanha é minha campanha, que visa buscar representantes dessa luta não só na capital e seus bairros, mas na região metropolitana e interior do estado, hoje já é notório o crescimento de nosso projeto político dentro do partido, nos movimentos das pessoas

com deficiências e na sociedade em geral, reflexo da nossa luta pela falta de fraldas geriátricas, medicamentos, materiais de curativo e insumos utilizados por essa parte da sociedade, lutamos também por acessibilidade no transporte público, órgãos públicos e privados e muito mais. Enfatizou Tiago.

Tiago Cadeirante se declara cristão conservador, defensor da família, pátria, liberdade, contra o aborto e liberação da maconha.

" É com muito orgulho que me dirijo a vocês para afirmar que o PTB Bahia está com o cadeirante, gostaria de agradecer aqui a confiança que foi depositado ao PTB por Tiago Cadeirante, nos sentimos gratos por você ter escolhido o PTB, podem ter certeza que aqui nos estamos ao lado do cadeirante" disse Dr. Jean Prates presidente estadual do PTB e secretario nacional de assuntos estratégicos do partido.


Veja o vídeo:





sexta-feira, 25 de março de 2022

Movimento Independente de Pessoas com Deficiência vai ao Ministério Público pedir soluções para a categoria

 

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que é celebrado neste 3 de dezembro, o Movimento Independente de Pessoas com Deficiência foi até o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para buscar soluções para a categoria, principalmente no transporte público e no fornecimento de insumos que estão em falta no sistema de saúde.

“O promotor Marcelo Aguiar nos recebeu para colocarmos as nossas pautas em relação ao transporte público, em Lauro de Freitas, e as questões dos insumos que não estão sendo entregues às pessoas com deficiência, inclusive, medicações de uso contínuo”, disse Tiago Cadeirante, um dos líderes do movimento.

Ele ainda afirmou que houve bons avanços neste dia de ida ao MP-BA. A classe saiu do Colégio Central ao órgão para solicitar medidas. “Tivemos grandes avanços. Saímos de lá com um agendamento de nova reunião para uma possível audiência pública entre os movimentos, o MP e órgãos responsáveis por essas questões”, completou.



Tiago Cadeirante se reúne com legislativo de Salvador para discutir ações para pessoas com deficiência

 



Os líderes do movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência, reuniram-se com a co-vereadora de Salvador Cleide, nesta segunda (7) no gabinete das Pretas por Salvador, no intuito de discutir a respeito do mandato coletivo e suas diversas espécies.

Com a finalidade de promover uma candidatura inclusiva e de forte representatividade para pessoas com deficiência em suas diversas particularidades, Tiago Cadeirante disse que “abordou uma forma de dividirmos a campanha, bem como um possível mandado de forma não formal onde nos diversos bairros de Salvador e cidades do interior teríamos sobre o slogan ‘Sua Campanha É minha Campanha’, levaríamos com mais facilidade e engajamento, a importância da representatividade junto ao legislativo estadual das Pessoas Com Deficiência”.

Tiago ainda acrescentou: “Sabemos das dificuldade, limitações físicas, urbanística e de locomoção das pessoas com deficiência, por isso é imprescindível que esse classe vista a camisa em torno de uma candidatura sólida e verdadeiramente voltada a defender nossos direitos, estamos trabalhando em um projeto em que cada pessoa com Deficiência sinta-se participante desse projeto desde a ideia, pré candidatura e um possível mandato” completou.

Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência cobra pautas esportivas para a categoria em secretaria de Salvador.



Na última segunda-feira (21), o Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência, representado por Tiago Cadeirante e Evilazio, junto com a CAGERE, nas presenças de Luziano, João e Domingos, se reuniram com o secretário de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPRE), Kiki Bispo.

Na oportunidade os presentes cobraram ao secretário que a Praça Bahia do Sol, localizada no bairro de Ondina, em Salvador, único e importante ponto de lazer voltado a pessoas com deficiência na capital baiana, volte com sua finalidade original de abrigar deficientes em sua maioria cadeirantes praticantes do basquete.

O direito ao esporte e lazer é um direito da pessoa com deficiência e está previsto no ART.42 na Lei número 13.146.

Na reunião, Kiki Bispo se comprometeu a destinar a praça para sua finalidade real, oportunidade em que também foi reivindicando e recebido pelos cadeirantes três bolas de basquete e três conjuntos de coletes, ficando acertado que posteriormente fosse verificada a possibilidade de receberem da Secretaria cadeiras de rodas especiais para prática do esporte.

“O esporte é previsto não só em nossa Constituição, mas também na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Manter as pessoas com deficiência fora da prática esportiva é também uma forma de excluí-las”, disse Tiago Cadeirante.

Movimento cria projeto solidário para doação de cadeiras de rodas

 


O Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência criou um projeto solidário com o intuito de doar cadeiras de rodas a pessoas necessitadas. Situado no bairro do Uruguai, em Salvador, a idealização já ajudou dezenas de pessoas necessitadas de atenção e do equipamento fundamental para pessoas com deficiência.

“Essas cadeiras vêm muitas vezes do lixo, de ferro velhos ou de bazares de doações de terceiros. Reformamos a cadeira de roda e buscamos ajudar aqueles que mais precisam da demanda”, disse Tiago Cadeirante, um dos idealizadores do Movimento.

Tiago também disse que o projeto surgiu em virtude da dificuldade em se conseguir as cadeiras de rodas e da alta demanda que pessoas com deficiência encontram para poder se locomover mas que não possuem condições financeiras para ter acesso ao equipamento.

“É o preço que as pessoas com deficiência têm. Isso fez com que tomássemos essa iniciativa de criar essa oficina solidária de cadeira de rodas que traz maior conforto e tranquilidade à pessoa com deficiência que tem seu equipamento danificado ou que não tem condições de adquirir uma cadeira de rodas nova”, completou.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Renata Abreu garante que ACM Neto irá abrir palanque para Moro e outros candidatos

 


A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu garantiu que o pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto (UB) irá abrir palanque para o ex-juiz Sérgio Moro na Bahia. De acordo com a parlamentar, nesta quinta-feira (24), em evento do partido, Neto irá conceder o palanque para outros candidatos.


"Toda conversa sempre foi muito clara. Todos os partidos que tem projeto nacional ele vai abrir o palanque. Tem o PDT com Ciro, o Podemos com Moro, outros partidos com outros candidatos. O ACM é um grande amigo meu de muito tempo. Já vínhamos desenhando a construção de uma terceira via. Ela vem se consolidar agora nessa aliança", explicou ao BN.

Abreu comentou que o partido atualmente trabalha para eleger dois federais. "Temos o Raimundo da Pesca, outros já consolidados. Dayane tem um diálogo, temos um contato e ainda estamos conversando. Ela é morista, faz mais sentido. Apesar disso, ela tem uma ligação com Luciano Bivar, no União Brasil", disse.


SITUAÇÃO DE SIDININHO

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador Sidinho ainda segue na legenda. Apesar disso, o partido na Bahia irá liberar o parlamentar a apoiar o presidente na disputa eleitoral à presidência.


"Política você tem que conquistar o voto. Você não muda o voto do seu filho, quem dirá do eleitor. O apoio vai em uma discussão nacional. O Sidininho deve ser candidato a deputado federal. Devo fazer meu papel de convencer o que é melhor, mas deixaremos livre, afinal, vivemos em uma democracia", comentou Renata.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Morador do Japomirim desaparece após aceitar oferta de emprego em Salvador

 


A família de Marcelo dos Santos Costa vive dias difíceis desde que ele aceitou um convite feito por uma rede social para trabalhar em um lava-jato em Salvador. O jovem de 21 anos é morador do distrito do Japomirim, município de Itagibá, e se dirigiu à Salvador no último dia 28 de dezembro. No Terminal Rodoviário da capital baiana, ele foi visto por um tio que embarcava sentido Ipiaú. Desde então, Marcelo não manteve mais contato com os familiares. O pai do jovem chegou a conversar por telefone com o suposto patrão de Marcelo que afirmou que o jovem estava bem e que iria gravar uns vídeos dele trabalhando e enviaria para a família. No entanto, até a tarde dessa quinta-feira (14 de janeiro) os familiares ainda não tinham recebido imagens dele e não conseguiam mais contato com o homem. O caso já foi registrado numa Delegacia de Proteção à Pessoa  (DPP), em Salvador. A família segue buscando pistas do desaparecimento de Marcelo. Quem tiver informações pode entrar em contato através do whatsapp da delegacia de Proteção à Pessoa (71) 99631-6538 ou com Juciara Santos, mãe de Marcelo, pelo (71) 9287-5994.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Dário Meira: Acusado de ameaçar companheira de morte é preso com armas

 


Um homem foi preso na noite de terça-feira (29), no distrito de Planalto Íris, município de Dário Meira, acusado de ameaçar de morte a companheira. A prisão foi realizada pela Polícia Militar após pedido de socorro da vítima. A mulher contou aos policiais que seu companheiro tentou jogar ela e o seu filho de uma ribanceira. A mulher conseguiu fugir com a criança no colo e pediu socorro por meio do aplicativo whatsapp. O suspeito, de iniciais J. S. dos S. foi encontrado em visível estado de embriaguez, na propriedade rural conhecida como Água Branca. Na casa do suspeito foram encontradas duas espingardas e quatro pés de uma erva semelhante a maconha. O autor foi conduzido à delegacia de Dário Meira, juntamente com o material apreendido. *Redação/Giro Ipiaú

Trabalhador rural é atropelado na rodovia que liga Japomirim a Itagibá

 Um trabalhador rural foi atropelado por volta das 20h30 dessa terça-feira (29), na BA-650, cerca de 5km do distrito do Japomirim, município de Itagibá. De acordo com as informações colhidas pelo GIRO no local, Israel Silva Pereira, de 36 anos, estava de bicicleta seguindo com destino a Fazenda Oceania, onde trabalha, quando foi atropelado por um carro de cor preta.


O trabalhador ficou desacordado por alguns minutos e foi socorrido por uma equipe do Samu e encaminhado inicialmente para o Hospital Geral de Ipiaú. O trabalhador rural sofreu escoriações e uma pancada na cabeça. Ele passará por exames mais detalhados para avaliar o seu estado de saúde. O motorista do carro, de dados ainda ignorados, não prestou socorro e fugiu sentido Itagibá. *Redação/Giro Ipiaú

Itagibá está em lista de áreas para concessão de nova mineração



Entre os municípios baianos, 60% deles tem áreas na lista de oferta para concessão à iniciativa privada para exploração mineral. Ao todo devem ser disponibilizadas 7.027 áreas para pesquisa e lavra, envolvendo os mais variados tipos de substâncias minerais. A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu nesta terça-feira (29), a 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas de oferta (relembre aqui). 

 

A Bahia representa quase 20% de toda a área ofertada pela Agência Nacional, 19,43% do terreno está no estado. Ao todo são 1.349 áreas para oferta em regime de pesquisa e 17 em regime de lavra - que é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral que, pela sua natureza de pequeno volume e distribuição irregular do bem mineral, muitas vezes não justifica o investimento em trabalhos de pesquisa, tornando, assim, a lavra garimpeira o regime mais indicado.

 

Segundo os dados obtidos pelo Bahia Notícas, no território baiano, a oferta indica que os minérios disponíveis para exploração são: areia, argila, charnoquito, conglomerado, gnaisse, granito, mármore e sienito. Entre as cidades com o maior número de áreas estão os municípios de Curaçá 43, Campo Formoso 41, Pilão Arcado tem 38, Remanso com 24, Casa Nova 23 e Anagé com 16.

 

Confira a lista completa das cidades com áreas para exploração:


Abaíra, Alagoinhas, Alcobaça, Almadina, Amargosa, Anagé, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Apuarema, Araças, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Baianopólis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Belmonte, Belo Campo, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejões, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Cabaceiras do Paraguaçu, Caculá, Caém, Caetanos, Caetité, Carfanaum, Caldeirão Grande, Camacan, Camaçari, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canavieiras, Cândido Sales, Cansanção, Canudos, Capela do Alto Alegre, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Castro Alves, Caturama, Central, Chorrochó, Cocos, Conceição do Coité, Condeúba, Contendas do Sicorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cravolândia, Curaçá, Dias D'ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Érico Cardoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Feira da Mata, Feira de Santana, Filadélfia, Floresta Azul, Gandu, Gavião, Gentio do Ouro, Gongogi, Guajeru, Guanambi, Heliópolis, Iaçu, Ibiassucê, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapitanga, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Iguaí, Ilhéus, Ipirá, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itacaré, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itamari, Itambé, Itanagra, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itiúba, Itororó, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jequié, Jeremoabo, Jiquiriçá, Jitaúna, João Dourado, Juazeiro, Jucuruçu, Jussiape, Lagoa Real, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Mairi, Malhada de Pedras, Manoel Vitorino, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mortugaba, Mucuri, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Ourolândia, Paramirim, Paratinga, Paulo Afonso, Pedrão, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Pindobaçu, Pintadas, Piripá, Piritiba, Planaltino, Planalto, Poções, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Presidente Jânio Quadros, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quijingue, Rafael Jambeiro, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largõ, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Cruz de Cabrália, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santa Terezinha, Santaluz, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Simões Filho, Sítio do Quinto, Sobradinho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Teodóro Sampaio, Teofilândia, Tremedal, Tucano, Uauá, Ubaíra, Uibaí, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Utinga, Valença, Várzea Nova, Vitória da Conquista e Xique-Xique. 

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Itagibá registra mais 2 casos de Covid-19, número de infectados agora chega a 33



Com testes rápidos positivos, Itagibá tem dois novos casos de Covid-19 é o que aponta boletim da secretaria de saúde do município emitido na tarde desse segunda feira (8).

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Ipiaú: Café Rio Novo encerra atividades após 49 anos na região


Chega ao final a trajetória de uma das mais populares empresas da região de Ipiaú: o Café Rio Novo, que levava o nome da região na embalagem

O estabelecimento, em Ipiaú situado nas imediações da Praça do Cinquentenário, encerrou atividades de forma discreta, mas deixando saudades.

Foram 49 anos de atividade. A empresa foi fundada em 1971 e, ao longo de quase cinco décadas, trouxe um café de qualidade superior para as mesas das famílias de Ipiaú.

A consequência imediata é o desemprego de cerca de 20 trabalhadores que atuavam nas lojas de Ipiaú e Jequié.

O processo de reestruturação do Café Rio Novo passou pela transferência da fábrica de Ipiaú para Jequié, há alguns anos.

Conforme informações obtidas pela reportagem do IPIAÚ ONLINE, o fechamento não teve ligação com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, mas sim uma decisão administrativa dos proprietários.

Ipiaú Online

sábado, 30 de maio de 2020

Itagibá com um caso em Acarací outro no Japumirim município chega 26 casos de Covid-19


SSP-BA ajuda moradora do Calabar a retirar 1,5 tonelada de lixo de casa


A equipe da Base Comunitária de Segurança do Calabar, em Salvador, ajudou uma moradora de 76 anos que sofre com transtorno de acumulação a se desfazer de 1,5 tonelada de lixo em sua residência. O alerta foi feito por moradores do local, que estavam preocupados com a situação. 

“No nosso primeiro contato, ela estava um pouco na defensiva, sem mostrar que estava disposta a mudar de vida. Mas o trabalho de sensibilização também faz parte da nossa profissão”, contou a capitã Aline Muniz, revelando que “após algumas horas de conversa, ela foi percebendo que estávamos ali para ajudá-la”. 

Com a chegada das equipes de assistência social da Secretaria de Promoção Social e Combate a Pobreza (Sempre) e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), ambas do município, dona Rosita foi conversando e, assim abrindo as portas da sua casa para que as equipes e os policiais iniciassem os trabalhos. 

“Os homens da Limpurb não conseguiam nem abrir a porta da casa por conta da quantidade de lixo e material reciclável que foi encontrado. Nos partiu o coração em ver que ela dormia num papelão, no chão. É um risco que ela corria, principalmente nesse período de pandemia” contou Ivana Ramos, assistente social da Sempre. 

Dois caminhões de lixo foram necessários para remover 1,5 tonelada do material. A idosa foi encaminhada para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) onde passou por avaliação com profissionais de saúde, sendo encaminhada para tratamento.

Empresário Jaime Paes Mendonça morre em Salvador


Morreu neste sábado (30) o empresário Jaime Paes Mendonça, filho mais novo de Mamede Paes Mendonça. Ele estava internado no Hospital da Bahia.

Jaime deixa sua esposa, Elisângela Goes, e quatro filhos: Jaime filho, Renata, Mateus e Andressa.

De acordo com o Anota Bahia, as informações sobre o sepultamento não serão divulgadas por conta das restrições devido à pandemia de coronavírus.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Itagibá chega a 24 casos de Corona vírus com 19 curados


O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Itagibá, divulgado nesta sexta-feira (29), confirmou mais 1 casos de covid-19 no município, elevando o total para 24 infectados. Destes, 19 estão recuperados. O município registra ainda 02 óbitos em decorrência da covid-19. O novo boletim mostra que 02 pessoas estão aguardando resultados de coleta do exame.

Apresentador Zé Eduardo é diagnosticado com coronavírus


O apresentador José Eduardo, mais conhecido como ‘Bocão’, do programa Balanço Geral, na TV Itapoan, foi diagnosticado com o Covid-19. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira, 29, através do Instagram.

De acordo com apresentador, o estado de saúde do radialista e estável. Ele cumpre isolamento e está bem, sem apresentar nenhum tipo de sintomas.

Em suas redes sociais, Bocão gravou um vídeo para poder comunicar mais detalhes aos seus seguidores. Segundo ele, os primeiros sintomas começaram a aparecer na segunda-feira, mas os resultados só saíram nesta noite.

“Peguei o bendito vírus Covid-19. Quero dizer que aconteceu na segunda-feira, o corpo começou a ficar mole, mas anda demais. Na terça explodiu com muita dor de cabeça, um pouco de febre e falta de paladar. Logo de imediato fiz o teste do cotonete, demorou três dias e agora de noite recebi a notícia. Não sinto absolutamente nada, apenas saudade de vocês. Vou ficar um tempo afastado da televisão, apenas com fazendo o rádio daqui de casa mesmo”, finalizou o apresentador.

Dois locutores da FM Ipiaú testam positivo para o coronavírus


Dois locutores da FM Ipiaú foram diagnosticados com covid-19. As confirmações ocorreram durante realização de testes rápidos pela Secretaria Municipal de Ipiaú. O primeiro caso foi do locutor Adeilson Barreto, o Véi ‘Xole’. O segundo radialista que testou positivo foi Jota Santos, através de teste realizada na tarde dessa sexta-feira (29). Os demais funcionários e terceirizados da emissora tiveram os seus testes negativados. Tanto o Véi Xole como Jota Santos estão assintomáticos e permanecerão em isolamento social junto com os familiares, cumprindo as orientações dos órgãos e profissionais de saúde.







Dário Meira: Animais na pista levam perigo à condutores de veículos na BA-650


Quem trafega na BA-650, trecho entre o entroncamento do distrito de Acaraci e a cidade de Dário Meira, deve redobrar a atenção no período do dia e noite devido a presença de animais na pista nas imediações do Ribeirão do Cristal. A imagem acima foi enviada à nossa redação por um motorista preocupado com os riscos de acidentes. “As autoridades competentes têm que tomar uma providência urgente para evitar que ocorra alguma tragédia e pessoas percam suas vidas”, alertou o motorista.

Acidentes envolvendo animais em rodovias ocorrem com muita frequência na região, especialmente no período da noite, e na estação do inverno. Vale ressaltar que os donos de animais causadores de acidentes são responsáveis pelos danos causados e podem ser punidos com multa e até prisão. (Giro Ipiaú)