ITAGIBÁ EM FOCO: Piercings e alargadores a moda que pode trazer problemas para a saúde

sábado, 19 de abril de 2014

Piercings e alargadores a moda que pode trazer problemas para a saúde


Moda, principalmente entre adolescentes e preocupação entre os especialistas. Alargadores e piercings se tornaram atraentes para os jovens, mas a maioria dos especialistas não recomenda o uso do acessório por uma simples razão: eles podem trazer problemas para a saúde.

O uso de piercings se tornou comum com a disseminação de novas tribos entre os jovens e um dos locais preferidos para colocar o acessório é a região bucal. Porém, os dentistas são unânimes em dizer que são contra a colocação de piercings ou alargadores na língua, lábios ou bochechas porque esses podem causar problemas irreparáveis para a saúde dos dentes e gengiva, além de infecções e doenças que podem levar até à morte.
Onda entre a galera “teen” e um promissor negócio para tatuadores e especialistas na colocação dos acessórios, os piercings atraem centenas de adeptos. O adolescente Darlan José Guilherme, 17, exibe cinco piercings no rosto. As peças, bem extravagantes, estimulam a curiosidade de quem o vê pela primeira vez. “Comecei colocando um piercing no nariz, depois achei interessante e coloquei mais alguns. Porém, tenho muito cuidado com a higienização, pois sei que qualquer inflamação poderá deixar marcas no meu rosto”, conta o jovem. 

Sem medo das conseqüências futuras, o adolescente pretende colocar mais piercings pelo corpo. “Não tenho arrependimento de ter colocado piercings e curto bastante essa moda. Mas sei que muitas pessoas me olham com preconceito, pois acham que quem usa piercing é usuário de drogas ou bandido”.