O agente de limpeza e artista plástico José Antônio dos Santos Pereira, que trabalha no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em Feira de Santana, teve uma de suas obras de arte classificadas para a 1ª Bienal de Artes Plásticas da cidade de Socorro, no interior de São Paulo.Tonho da Bahia ou Seu Antônio, como é conhecido, já fez aulas de violão, teatro e teclado, no Cuca, mas foi na pintura e no desenho que ele mais se destacou. “Pra mim é uma satisfação imensa ter o apoio das pessoas pra conseguir chegar até esse evento e pra mim é uma grande felicidade. Eu pintei vários quadros e um deles foi classificado”, afirmou o artista plástico.
Segundo ele, o quadro ‘Lida Feirense’, retrata as pessoas, os ambientes, natureza e máquinas de Feira de Santana. “É um quadro misto. Eu vou fazer três anos realizando pinturas.”O diretor do Museu Regional de Arte do Cuca, Cristiano Silva Cardoso, explica que Seu Antônio foi influenciado pelo ambiente diferenciado de arte desde que passou a trabalhar no Cuca. Ele já passou por diferentes capacitações, se destacando na arte da pintura.
“Ele apresenta um trabalho com autenticidade e uma linguagem chamada de Naif. O trabalho dele então foi inscrito na 1ª Bienal Arte Naif Coração, que vai acontecer em São Paulo. Foi selecionado e irá ficar em exposição de 29 de setembro a 4 de novembro na cidade de Socorro, em São Paulo, no Museu Municipal. A obra será adquirida por esse museu e Seu Antônio estará participando de uma mostra competitiva, podendo ser premiado com uma remuneração de R$ 2 mil a título de incentivo e continuidade dos trabalhos”, explicou Cristiano Silva.
Ainda de acordo com o diretor do museu, a seleção do quadro de Seu Antônio mostra a importância das políticas públicas de cultura desenvolvidas pelo Cuca. “Nós qualificamos os artistas e as pessoas que têm inclinação artística, como é o caso de Seu Antônio também e outros nomes que passaram pelo Museu Regional de Arte e pelos diferentes corredores do Cuca. O reconhecimento do trabalho de Seu Antônio é também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cuca”, salientou.
Fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Nenhum comentário :
Postar um comentário