ITAGIBÁ EM FOCO: Convenção em Salvador oficializa Tiago Cadeirante como candidato a Deputado Estadual

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Convenção em Salvador oficializa Tiago Cadeirante como candidato a Deputado Estadual

 Nascido em Itagibá Tiago Silva Santos, conhecido como Tiago Cadeirante, tornou-se paraplégico aos 8 anos de idade  vítima da esquistossomose mais conhecida como cistosoma. Tiago deixou sua cidade Natal Itagibá em busca do sonho de forma-se em direito, entrando para Universidade Uni Jorge e posteriormente Estácio de Sá. Dado sua condição física de cadeirante desde cedo procurou engajar-se na luta pelos Direitos das Pessoas Com Deficiência onde é ativista militante há duas décadas com participação na criação do estatuto da Pessoa com Deficiência ( PCD ) dentre outras inúmeras ações tais como, uma denúncia ao ministério do trabalho que levou a então empresa Mirabela ( atual Atlantic Nickel ) mineradora de níquel situada em Itagibá, a pagar 300 mil reais em multa por descumprimento do artigo 93 da lei federal 8.213, a chamada Lei de Cotas.


Líder do Movimento Independente de Luta da Pessoa com Deficiência da Bahia, Tiago Cadeirante tem vasto trabalho social espalhado pela Bahia junto ao movimento, como doações de cadeira de rodas, medicamentos, equipamentos e materiais hospitalares.


Vindo do movimento social Tiago Cadeirante por várias vezes gerou polêmica ao fechar o trânsito da Avenida Paralela uma das mais importantes rodovias do Estado da Bahia onde transitam cerca de mais de 50 mil carros diariamente, em busca de regulação para uma paciente cadeirante que se encontrava em uma UPA há vários dias sem conseguir vaga para ser regulada para um hospital com estrutura para seu tratamento.


Do mesmo modo durante a pandemia Tiago Cadeirante junto a população e o movimento MILPCDS fechou o trânsito nos Barris para humanização do atendimento no gripário montado para receber infectados pela covid e que não tinham o mínimo conforto, muitos deles jogados pelo chão enfrentando sol e chuva, pós fecha o trânsito e com a chegada da imprensa que cobriu totalmente o fato, a situação foi resolvida.


Tiago Cadeirante e seu movimento além de também já terem fechado o trânsito outras vezes exemplo no comércio região muito conhecida e movimentada na capital baiana em busca de materiais negados a Idosos e Pessoas com Deficiência.


Também atuou na blitz dos cadeirantes projeto onde cadeirantes fiscalizam órgãos públicos, estabelecimentos particulares, e acessibilidade no transporte público.


Tudo isso lhe rendeu notoriedade e respeito popular o trazendo para política como candidato a Deputado estadual pelo PTB com sua candidatura sendo homologada no último dia 5 na convenção estadual do partido realizada no centro de convenções de Salvador. Tiago Cadeirante com fortes possibilidade eleição e brigar de igual para igual com grandes nomes do senário político baiano.


Vim do interior e com muita humildade e acima de tudo fé em Deus e respeito pelo povo, coloquei meu nome para apreciação do povo baiano para às eleições de 2022 certo que fiz um trabalho junto ao movimento do qual faço parte de extrema importância atuamos junto ao CEPRED órgão de Salvador que faz concessão de cadeiras de rodas e que vinha com grande filas e cadeirantes esperando por anos para receber sua cadeira, após reuniões conseguimos com que essas cadeiras fossem entregues.


Outra luta nossa foi junto ao DETRAN que não estava emitindo primeira CNH para deficientes já havia anos e  após nossa interferência alguns deficientes já conseguiram sua tão sonhada habilitação. 

Atuamos em outros vários seguimentos que se fosse inúmero ou falar levaria horas, venho para política sabedor de que Idosos, Pessoas Com Deficiência, Albinos, pessoas com câncer, pessoas em tratamento de hemodiálise e várias outras minorias precisam de voz e representatividade, sei das dificuldades que cada um passa por também passar por vários deles, não tenho interesse no poder muito menos no status de ser deputado estadual, estou nisso para trazer essa parte da sociedade junto comigo para câmara dos deputados da Bahia e para tal construir uma chapa coletiva com pessoas do bem e que fazem o bem de diferentes bairros de Salvador e do interior. Vamos fazer a Bahia de verdade inclusiva e trazer empatia para a política baiana para conosco. Disse Tiago Cadeirante.

Veja alguns projetos de Tiago Cadeirante e Sua Chapa.
  • Projeto para estabelecer auxílio financeiro ao cuidador de pessoas idosas e com deficiência que precisam de atenção e cuidados em tempo integral. 
  • Projeto que prevê 100% de maternidades acessíveis para mulheres cadeirantes. 
  • Projeto de isenção de IPI na compra de carros por motorista de aplicativo bem avaliados e com quantidade de tempo razoável.
  • Projeto monobloco sem idade que prevê concessão de cadeiras de rodas monoblocos sem limites de idade, que hoje em dia é restrito a pessoas com até 50 anos.
  • Projeto de readequação da lei de cotas obrigando empresas com mais de 20 funcionários a contratarem PCDs, ao invés dos atuais 100 colaboradores, a fim de contemplar municípios que não possuem grandes empresas.
  • Projeto visa unificar carteira de passe livre em todo o território nacional. Uma única carteira passa ser municipal, intermunicipal e interestadual.                                                                                  
Veja fotos da convenção:

Antônio Carlos Magalhães Júnior e Maria do Rosário Vianna Magalhães pais de ACM Neto.

Prefeito Bruno Reis

Mariana Magalhães esposa de ACM Neto

Ana Coelho candidata vice-governadora

Gean Prates presidente do PTB Bahia

Cacá Leão candidato ao Senado

Discurso de ACM Neto candidato a governador do Estado


Nenhum comentário :

Postar um comentário