ITAGIBÁ EM FOCO: ANÁLISE DO REPRESENTANTE DO GOVERNO DE ITAGIBÁ...

sexta-feira, 25 de abril de 2014

ANÁLISE DO REPRESENTANTE DO GOVERNO DE ITAGIBÁ...




ANALISANDO A ENTREVISTA DO REPRESENTANTE DO GOVERNO EM UMA RÁDIO NA CIDADE DE IPIAÚ.

I TÓPICO: O edil e as lideranças do município estão preocupados com os rumos da situação econômica do " Projeto Santa Rita de Mineração ". 

- A pergunta que a REDAÇÃO DO ITAGIBÁ EM FOCO coloca para a população é: Quais serão os custos do próximo São João?

II TÓPICO: Também falou da diminuição de 5% para 3% dos impostos sobre serviço.

- A REDAÇÃO DO ITAGIBÁ EM FOCO começa a ficar cheia de perguntas. Incentivos fiscais são critérios para atrair empresas para os municípios, porque a perda em arrecadação pode ser transformado em mais empregos. Agora, nem sempre os impostos arrecadados são usados para suprir as necessidades básicas do município. EX:. CIDADE SEM HOSPITAL, SEM ATENDIMENTO DE URGÊNCIA 24H, COM ESTRADAS DA ZONA RURAL PRECÁRIAS, SEM FALAR DA BA 650, QUE APESAR DE SER UMA VIA ESTADUAL, PODERIA AO MENOS SE PRESTAR UM SERVIÇO DE RECAPEAMENTO DESCENTE COM RECURSOS DA MIRABELA? PERGUNTAR NUNCA PODE SER VISTA COMO OFENSA.  

III TÓPICO: Também falou-se da preocupação com a possível paralisação da Votorantim na cidade de Fortaleza de Minas. Qualificando como um grave aviso. 

- A REDAÇÃO DO ITAGIBÁ EM FOCO lançará mais uma pergunta. O edil intitulou-se na entrevista, como representante fiscalizador do município junto a Mirabela. A POPULAÇÃO GOSTARIA DE SABER SE FORAM FEITOS RELATÓRIOS PELO VEREADOR, NESTA JORNADA DE FISCALIZAÇÃO. SE OS FEZ, FORAM PASSADOS PARA A COMISSÃO DE VEREADORES RESPONSÁVEIS PARA ANALISAR TAIS RELATÓRIOS? FICA A SIMPLES PERGUNTA. ALIÁS, JÁ QUE ESTAVA TENDO ESTE ACOMPANHAMENTO DURANTE UM CONSIDERÁVEL TEMPO, NÃO DEVERIA SE DAR TAL NOTÍCIA COM UM CLIMA DE SURPRESA, POIS SABEMOS QUE NÃO ACONTECE DE UMA HORA PARA OUTRA. 

IV TÓPICO: Falou-se que os recursos da Mirabela estão sendo deslocados para inúmeras obras do município. E que o crescimento populacional da cidade ficou por volta de 25%, e grande incremento da receita. 

- A REDAÇÃO volta a enfrentar um novo questionamento. O GRANDE VOLUME DE PESSOAS ESTÁ EM ITAGIBÁ OU IPIAÚ? ESSAS PESSOAS MOVIMENTAM O MERCADO DE ITAGIBÁ OU IPIAÚ? SÃO SÓ PERGUNTAS. QUANTOS FILHOS DE ITAGIBÁ TIVERAM QUE DEIXAR O MUNICÍPIO NO ÚLTIMO ANO? QUANTAS PESSOAS DE FORA FORAM EMPREGADOS NA PREFEITURA? SÃO SÓ PERGUNTAS QUE PODERÃO SER RESPONDIDAS SE  NOS PASSAR OS DADOS.

V TÓPICO: Quase finalizando a entrevista, o vereador disse que na semana passado o Prefeito Municipal teria determinados um plano A e B para enfrentar uma suposta crise. A REDAÇÃO PERGUNTA: SÓ FOI FEITO ISSO A SEMANA PASSADA? SÃO APENAS PERGUNTAS.

VI TÓPICO: Como último tópico, faremos uma última pergunta baseando-se em uma afirmação final do vereador. Chamou a região para refletir o tema. SERÁ QUE DEVERIA SER A REGIÃO? OU PRINCIPALMENTE O MUNICÍPIO? É SÓ UMA PERGUNTA? Falou também em MANIFESTAÇÃO? ATO CONDENADO POR MUITOS POLÍTICOS DA SITUAÇÃO, QUANDO DO FECHAMENTO DO HOSPITAL ITAGIBÁ. Na última afirmação do vereador, fizemos questão de enfatizar com um aspecto de análise, pois nos pareceu inimaginável  no âmbito de analistas econômicos que não somos.  
            " A crise gerada seria uma vassoura de bruxa quatro vezes pior", comentou. ( REDAÇÃO IPIAÚ ONLINE ) ". 

Obs. 1 :  A crise da vassoura-de-bruxa teve uma conotação totalmente diferente do que acontece hoje com a mineração no município de Itagibá. A cultura do cacau tinha personagens totalmente diferentes. Ou seja: Os proprietário das fazenda manipulavam o produto desde o plantio até a colheita e comercialização. Sendo o responsável direto pela geração de emprego e sustento de várias famílias, além de pagar impostos. O envolvimento da população de Itagibá era direto. Além de afirmar que a cultura preservava e preserva a Mata Atlântica, contrariando a atividade da mineração ( que neste aspecto devemos concordar que será 4 vezes pior ). A arrecadação com a Mirabela nem sempre é empregado em decisões acertadas. Quando isso acontece, deixa a população no prejuízo.  Os extrativistas da mineração são multinacionais, que em boa parte, já trazem mão de obra especializada, diferente da cultura do cacau, que a mão-de-obra é nativa. Existem muitos outros aspectos que poderiam ser comparados aqui, mais não queremos nos alongar. Mais afirmaremos que é um exagero afirmar que o problema enfrentado pela crise da mineração será 4 VEZES MAIS DO QUE A CRISE CACAUEIRA, AFETANDO TODO O ESTADO, O COMERCIO DO CHOCOLATE NO BRASIL E NO MUNDO, POIS O BRASIL, EM PARTICULAR A BAHIA, E SENDO MAIS ESPECIFICO AINDA, A FAZENDA DO SENHOR MESQUITA, DO NOSSO MUNICÍPIO, A MAIOR PRODUTORA DO BRASIL DO FRUTO DO CACAU!.. ABSURDO DESNECESSÁRIO. AGORA, DIZER QUE A PREFEITURA DEIXARÁ DE ARRECADAR MAIS IMPOSTOS E  ROYALTS, CAUSANDO UMA DIFICULDADE ADMINISTRATIVA E CONSEQUENTEMENTE REFLEXO PARA A POPULAÇÃO, TUDO BEM.  VAMOS MANTER A QUERÊNCIA NESTE MOMENTO DE DIFICULDADE QUE O MUNICÍPIO PODE ENFRENTAR. UM LÍDER PREPARADO E MADURO, PODE CONDUZIR O BARCO ( MUNICÍPIO ) PARA ÁGUAS CALMAS E TRANQUILAS.

Obs. 2: Lembramos que não somos economistas, analistas políticos, jornalistas ou qualquer outro profissional da área de análises econômicas. Somos apenas cidadãos itajibenses que não querem receber informações, mastiga-las, engoli-las, digeri-las e coloca-las pelo ralo. Somos seres pensantes e devemos conclamar não a região, mais sim a população de Itagibá para tomarmos novas posturas em meio a dificuldades e ações não correspondidas pelo anseio da população.

Todas as perguntas aqui feitas nesta matéria, se tiverem respostas, serão publicadas neste blogger. 




DA REDAÇÃO.